Zend ou construir um framework

Aqui pode ser qualquer assunto fora da casinha :)

Moderador: diegotremper

Zend ou construir um framework

Mensagempor pauloulian » Qui Set 24, 2009 10:29 pm

Tenho uma empresa de desenvolvimento. Nossos principais produtos web foram desenvolvidos em ASP.
Estamos prestes a migrar tudo para PHP.
Contratei um desenvolvedor que domina bem o PHP e tem um framework próprio.
Quando falo nos frameworks existentes ele sempre questiona e diz que o dele é melhor.
Estou vendo que o ZEND é bastante usado, tem foruns de discussão, troca de informações, etc.
Minha preocupação em ter um frame próprio é ficar na mão desse desenvolvedor e também a dificuldade em recrutar
e treinar novos desenvolvedores.
O que devo fazer?
pauloulian
Leitor

Data de registro: Qui Set 24, 2009 9:59 pm

Re: Zend ou construir um framework

Mensagempor diegotremper » Qui Set 24, 2009 11:38 pm

No seu caso eu me faria algumas perguntas:

- Pra quem que o framework dele é melhor? Para empresa, para ele, para a o pai dele, para um grupo de usuários... ? Porque o dele é melhor?
- Quantas pessoas conhecem ou dominam o framework dele?
- Se ele morrer, quem fica responsável pelo framework, quem dá manutenção?
- Qual é a licensa do framework GPL, BSD...?
- Quando for necessário modificar/corrigir o framework, quem faz isso? Ele? Se sim, no horário de trabalho?

Acredito que estas respostas podem ajudar você a decidir qual framework adotar para sua empresa.
Caso queira compartilhar as respostas conosco, podemos continuar debatendo o assunto.

[]s
diegotremper
Administrador

Data de registro: Qua Jan 02, 2008 10:08 pm

Re: Zend ou construir um framework

Mensagempor joão paulo raminelli » Ter Nov 03, 2009 7:52 am

Existem muitos frameworks bons no mercado, qualquer um pode desenvolver um, pra isso basta que se conheça bem orientação objeto e, claro o php. Para o seu funcionário o framework que ele desenvolveu seja o melhor pois como foi que desenvolveu, ele sabe tudo o que acontece, sabe onde estão as coisas, tem um grande ganho de tempo na produtividade, ele tem tudo na cabeça dele, maravilha isso. O único problema é que apenas ele conhece. Se a sua equipe aumentar todos terão que dominar esse framework, isso leva tempo. Por que não utilizar um framework que já está no mercado há um bom tempo, com padronizações, com constantes atualizações, com bons manuais, documentação completa, ótimos livros, vários tutorias na internet, enfim ao invés de se perder tempo desenvolvendo um framework caseiro, é muito , mas muito melhor utilizar algum que já foi testado e que está pronto para ser utilizado.
joão paulo raminelli
Membro

Data de registro: Sex Jan 16, 2009 4:18 pm

Retornar para Outros