Bem pessoal, eu quero primeiro agradecer por fazer desta comunidade que é muito legal. Em geral a comunidade PHP é legal, e talvez seja a melhor no mundo do software livre. Mas acho que faltava um norte para o PHP e a proposta do ZF se encaixa em algo do tipo 'programadores PHP do mundo, uni-vos'.
O software tem crescido numa velocidade tão grande que não dá tempo nem de reportar bug, porque na hora que você pensa em postar já saiu um release.
Bem, eu parei um pouco de escrever traduções de artigos porque na verdade eu queria ajudar com outras coisas. Estive ocupado nos últimos meses escrevendo um livro um pouco mais avançado sobre o ZF (mais avançado que o primeiro que eu fiz). Ele está em processo de revisão agora, e espero que seja publicado em breve. Eu sei que vão descer a lenha nele (coisas do tipo, mercenário miserável, como ousa querer ganhar com software livre, etc) mas é a minha tentativa de ajudar a popularizar o framework, de uma forma divertida e sentir que isso é importante. Estou esperando até agora me mandarem algum trabalho pra documentação oficial em Português, mas até agora nada. Como não dá pra traduzir todo o guia de referência sozinho, eu parei de fazer isso, principalmente porque quando surge um componente novo muda a numeração toda.
É claro que não dá pra chegar chegar aos pés das mil e tantas páginas da documentação, principalmente por causa das partes que estão muito instáveis ainda. Mas tentei condensar o possível em algo que eu mesmo posso usar. É que eu pessoalmente gosto mais de livros. E percebi ao repassar o ZF pra outros profissionais que mesmo grandes desenvolvedores tropeçam na língua inglesa. Então porque dificultar se dá pra facilitar, né? Eu fico pasmo com outros países que traduzem tudo pra língua deles (vide a documentação do ZF) e a gente... nada. Eu acho que estamos negando oportunidades para muita gente. É o efeito Tostines. O cara tem que dominar a língua pra dominar a tecnologia, mas tem que dominar a tecnologia pra ter condições de dominar a língua. Se dá pra quebrar esse círculo dando um empurrão, vamos dar.
Fiquei falando muito aqui, mas eu queria só dizer que cito alguns nomes de alguns principais contribuidores do zfbrasil, inclusive com links para artigos e falo da comunidade. Espero que ninguém fique triste que eu não citei o nome de todo, a não ser que todos queiram receber milhares de e-mails em suas caixas pessoais. Eu tenho recebido bastante e tentado responder conforme possível.
Então agradeço a todos, porque esse trabalho é pra forçar a multiplicação das fontes em português do ZF. Vocês viram que depois que eu lancei o meu primeiro, a ciência moderna traduziu o guia oficial. Espero que depois desse traduzam tudo! Eu sinto não poder fazer mais, principalmente porque agora diagnosticaram minha tenossinovite e estou enrolado com a mudança de estado, longe da família, mas espero em breve contribuir com exemplos de código num projetinho que criei no sourceforge, o FGSLibraryPHP. É que tá ruim agora digitar com uma mão só.
Galera, um abraço.