Biblioteca Zend Framework Brasil

Forum destinado ao debate de notícias e novidades que estejam relacionadas ao Zend Framework ou a web de uma maneira geral

Moderador: TulioBraga

Biblioteca Zend Framework Brasil

Mensagempor diegotremper » Ter Set 01, 2009 6:16 pm

Ae pessoal,

a algum tempo, tive a idéia de criar um repositório de classes, com soluções que desenvolvo, vejo no fórum e que não tem no Zend, mas que facilitam a vida. Então comecei a expandir a idéia a comunidade, muitos de nós trabalha em projetos utilizando o Zend, e eventualmente desenvolvemos códigos de uso genérico, para utilizar em mais de um projeto, etc.

A alguns dias conversei com os demais membros da comunidade que participam da moderação do fórum, e eles também apoiaram a idéia envolver a comunidade nisso.

A idéia basicamente é ter um repositório central que possa receber contribuições da comunidade, sem tanta burocracia, ciclos de aprovações ou coisas do tipo. Onde cada um que tiver interesse crie um fork do repositório, coloquei o código que ache interessante ou necessário para mais alguém e solicite que a modificação entre para o repositório principal. Os códigos, deverão seguir os mesmos padrões de codificação do Zend e uma estrutura de diretório semelhante.

Como ferramenta para o projeto, estamos utilizando o GitHub, a ferramenta é ideal para esse tipo de sistema de contribuições.

A idéia é ainda um tanto quanto nova e precisar ser documentada com os passos básicos para quem quer contribuir, no entanto, dando uma ohada lá no projeto, e com um pouco mais de paciência é possivel entender como funcionam as coisas.
Aos que não tiverem interesse de codificar, mas gostam de fazer testes, documentar, podem contribuir também.

Por enquanto é isso, temos muito pouca coisa, só algumas classes, a idéia seria que a comunidade também desse sugestões para melhorarmos. etc. O tópico fica aberto a todos que quiserem opinar.

Para os que quiserem dar uma olhada no projeto segue o link.

http://github.com/zfb/zfb/tree

[]s
diegotremper
Administrador

Data de registro: Qua Jan 02, 2008 10:08 pm

Re: Biblioteca Zend Framework Brasil

Mensagempor iagoeiro » Seg Set 07, 2009 8:34 am

Bom dia rapaz, a resposta é sim para participar de alguma forma.

Mas primeiro você precisa conhecer o projeto que estou desenvolvendo aqui, creio que eu já esteja com essa sua ideia já bastante evoluída.

Essa semana vou liberar ao publico algumas informações ao publico sobre esse projeto e sobre o webmasterclub, com certeza eu posso compartilhar com a ZFB tudo que contruimos aqui.

Ainda essa semana marcarei um encontro com você para lhe fazer uma demostração.

Um forte abraço e até breve.

Israel Agoeiro
iagoeiro
Participante

Data de registro: Seg Fev 25, 2008 1:38 am

Mensagempor flaviolisboa » Sáb Set 19, 2009 1:57 pm

Mestres, quero participar!

Diego, tem um roadmap dos componentes, ou as propostas estão abertas?
flaviolisboa
Participante

Data de registro: Sex Mar 07, 2008 9:51 am

Mensagempor diegotremper » Seg Set 21, 2009 11:14 pm

Olá Flávio,

não temos ainda nenhum tipo de plano para novos componentes, nem novas propostas, nem prazos, releases, nada... :)

Por enquanto é só vontade. Eu na medida que preciso escrever soluções para meus projetos pessoais, adiciono ao meu repositório, e depois promovo ao repositório master. A idéia por enquanto está apenas em disponibilizar, possíveis soluções não existentes no ZF, as que escrevo, as que vejo aqui pela comunidade, etc...

Mas claro, com o interesse de outros membros, poderíamos sim organizar mais, na medida em que as contribuições começarem a aparecer, para não virar "a casa da mãe Joana". Eu, desenvolvo coisa quando tenho idéias ou então quando preciso (e tenho tempo), mas acredito que novas idéias para componentes não existentes poderiam partir até mesmo, de membros que não tem tempo para escrever/modelar a idéia.

Alias... sim, lembro de um componente que eu queria escrever, mas ainda não tive tempo, que se trata de uma implementação da especificação WSRP 1.0, uma espécie de "Zfb_Wsrp". Isso não é muito comum para o pessoal que trabalha apenas com PHP, no entanto, alguns sistemas Java utilizam essa especificação para integração de mini-aplicativos, já andei dando uma lida, até rabiscando uns códigos, mas não fui muito longe, acho que seria bacana fazer isso, se algum membro da comunidade tiver interesse em trocar algumas idéias eu sou parceiro.

Quanto a participar, a princípio, faz um fork lá do projeto e seja bem-vindo.

Algumas coisas que poderíamos organizar seriam:
    * Uma lista ou fórum para discussões sobre o projeto: para darmos continuidade as coisas
    * Um how-to, para quem quiser contribuir: O Github apesar de ser legal, não é dos mais simples, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre sistemas de controle de versão, isso assusta um pouco o pessoal eu acho.

O que acha Flávio?

ref: http://www.oasis-open.org/committees/do ... r-1.0.html

[]s
diegotremper
Administrador

Data de registro: Qua Jan 02, 2008 10:08 pm

Mensagempor flaviolisboa » Qui Out 08, 2009 10:28 pm

Acho legal.

Eu queria juntar os códigos que tenho em componentes que servissem de exemplo ou ponto de partida para outros. Na verdade, eu queria um "estágio", antes de tentar submeter algo pro ZF padrão.

Posso ajudar a fazer o how-to do Github, a medida que for mexendo no ambiente.
flaviolisboa
Participante

Data de registro: Sex Mar 07, 2008 9:51 am

Retornar para Notícias